5th avenue / Manhattan


A Quinta Avenida (em inglês Fifth Avenue ou 5th Avenue) é uma avenida extremamente movimentada de Manhattan, em Nova York, Estados Unidos da América. Vai desde a Midtown até ao Central Park, e devido às propriedades caras de particulares e mansões históricas que possui em toda a sua extensão, é um símbolo de riqueza de Nova York. É uma das melhores ruas para fazer compras no mundo, e também uma das mais caras ruas do mundo. Foi fundada por Joseph Winston Herbert Hopkins, e é a avenida que divide as ruas de leste e de oeste de Manhattan, bem como o ponto número zero para os números das ruas (que aumentam em ambas as direções quando se afasta da Quinta Avenida, com a Rua 59 1 leste numa ponta e a Rua 59 300 leste localizada vários a quarteirões para leste).

É uma avenida de apenas um sentido e é também alvo do trânsito da Downtown de Manhattan. É referida algumas vezes como a Fashion Ave (Avenida da Moda), embora a verdadeira Fashion Ave seja a Sétima Avenida (7th Avenue). Estende-se desde o lado norte do Washington Square Park, atravessando a Greenwich Village, Midtown e o Upper East Side.
Até ao início da década de 1960, a Quinta Avenida suportava tráfico automóvel em ambos os sentidos, mas atualmente apenas tem dois sentidos a norte da Rua 135.

Thanks Wikipédia.

2 comentários:

Cleu Bezerra disse...

Manhattan *-*, meu sonho aiai Bju maninha ^^

Jéssica Andrade M. disse...

uahua, o meu tbm, oia :] bjs.

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?