A Bobina de Tesla e suas músicas


Quem já assistiu o filme "O Aprendiz de Feiticeiro" (The Sorcerer's Apprentice) ficou encantado(a) com a cena na qual o personagem Dave Stutler, interpretado pelo ator Jay Baruchel, utiliza bobinas de Tesla como instrumento musical para impressionar Becky Barnes com a música Secrets da banda OneRepublic.

Para quem não sabe, uma bobina de Tesla é um transformador ressonante, criado por Nikola Tesla (1856-1943) por volta do ano de 1890, que tem a capacidade de gerar tensões muito altas quando submetida a grandes frequências, o que ocasionalmente provoca a criação de um campo elétrico que pode ionizar o ar e com isso formar faíscas elétricas se houver condutores por perto para transportá-las. Ela foi desenvolvida com o principal objetivo de transmitir energia por longas distâncias sem utilizar fios condutores.

Por ser um instrumento físico com muita simplicidade de construção (e gerar faíscas e sons, é claro), muitas pessoas, principalmente as que curtem física, se aventuram e utilizam dessa invenção para reproduzir suas músicas favoritas, temas de filmes, séries ou até de jogos.

Sendo eu uma louca do google, sempre que vejo algo interessante e curioso eu pesquiso para saber mais sobre o assunto. Com essa pesquisa sobre as bobinas de Tesla e relacionando-as com o filme que citei acima, encontrei vários vídeos legais desse fenômeno musical. Veja abaixo meus favoritos, espero que vocês gostem tanto quanto eu:

✩O tema da série Doctor Who ✩
O mais interessante desse vídeo é o homem sendo utilizado como condutor para que as faíscas elétricas "dancem" ao ritmo do som.


✩O tema do filme Star Wars ✩
Como no filme "O Aprendiz de Feiticeiro", é utilizada uma gaiola no meio das bobinas. Particularmente achei que esse tema combinou muito com esse efeito da bobina.



Para continuar a lista, clique em "Mais informações »"

Personagens Incríveis ✩ Parte1


✩ Matilda ✩


Tanto no livro quanto no filme de mesmo nome, Matilda se destaca por ter um gênio forte, uma inteligência incrível e possuir poderes telecinéticos, que se desenvolvem ao longo da história. A principal característica desta personagem, que me fez colocá-la neste post, é a sua adoração por livros.
Mesmo tendo sido criada por uma família ignorante quanto à coisas que não sejam televisão, estética e dinheiro, Matilda não se deixa abalar por seus pais e seu irmão e começa a mudar sua realidade ao visitar pela primeira vez a biblioteca. Durante a leitura de vários livros, ela vai percebendo que está na hora de estudar, e consegue convencer seu pai a colocá-la em uma escola. Ao passar dos dias, a menina encontra obstáculos que fazem seus poderes serem descobertos, e a partir daí, ela os explora para conseguir resolver seus problemas. 
É inspirador o jeito que a personagem nos mostra que tudo de ruim que acontece na sua vida pode ter uma solução, basta ter coragem e determinação para fazer a coisa certa, tendo poderes ou não!

✩ Amélie Poulain ✩


Em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", temos, como esperado pelo título, Amélie, uma jovem mulher que trabalha em um pequeno café de Paris. Desde o começo do filme, vamos criando uma ligação muito forte com a personagem, sabendo de coisas pequenas como se nós estivéssemos ficando íntimos dela. Na verdade, não só dela; de todos. Não conseguir ver qual é a real história dela deve ser normal, já que a maior parte do filme só aborda o cotidiano de Amélie. Contudo, a cada gesto e fala, dá para perceber que tem algo surpreendente acontecendo.
Os "pequenos grandes detalhes" podem definir esse filme para a maioria das pessoas. O prazer que Amélie sente por coisas que para grande parte dos seres humanos são despercebidas, ou simplesmente ignoradas, é mostrado de maneira simples e delicada. Por exemplo: enfiar a mão em um monte de grãos, imaginar o que as pessoas estão fazendo, assistir um filme e pensar como aquilo foi feito, entre outros.
Por ter a vida corrida nos dias de hoje, é importante aprender a aproveitar esses pequenos momentos, fazendo um bem para você mesmo e viver de forma mais simples e inspiradora, nem que seja por alguns minutos. Vale a pena.


Essa foi o primeiro post da série "Personagens Incríveis" que eu decidi fazer para o Rumo à Hollywood, onde irei mostrar as personagens que mais gostei de ter visto em filmes, ou, quem sabe, em livros, dizendo o que mais me fez ficar encantada por eles/elas.

Espero que tenham gostado, até mais!

Sobre magia