Resenha | Coherence



Olá pessoal. Hoje vim escrever sobre um filme que assisti recentemente e achei muito interessante: Coherence (2013). Dirigido por James Ward Byrkit, o filme se encaixa nos gêneros de ficção científica e suspense, e se encaixam realmente muito bem, com a utilização de exageros sobre teorias científicas que tornam o filme interessante e adicionam um tom de mistério ao longa.

O filme conta a história de um grupo de amigos que se encontram depois de um tempo, dando a entender que anteriormente esse ritual era recorrente. Durante o jantar, eventos estranhos começam a acontecer (quedas de energia, celulares quebrando) e os amigos discutem sobre uma possível razão para eles. Emily Foxler (Emily Baldoni) explica que esses acontecimentos estranhos podem estar acontecendo devido a passagem de um cometa próximo á terra, que supostamente poderia afetar o funcionamento de objetos e até mesmo pessoas. Obviamente ninguém acredita muito nessa teoria, eu mesmo achei que o filme ia  seguir uma linha mais realista, como deixar um dos personagens loucos e iniciar uma caçada pra matar, estilo filme de Serial Killer dos anos 90, mas não é nada disso que acontece, aí que a loucura começa.



É difícil explicar em palavras os acontecimentos desse filme, e esse também nem é muito meu objetivo, pois inevitavelmente eu acabaria dando spoilers, mas, basicamente, a história brinca com a teoria do Gato de Schrödinger. Pra quem não sabe muito sobre essa teoria vou dar uma explicada rápida: o experimento do Gato de Schrödinger consiste em colocar um gato dentro de uma caixa com um pote de veneno, se o gato beber o veneno ele morre, caso contrário estará vivo quando a caixa for aberta. A base do experimento está em dizer que o gato esta vivo e morto ao mesmo tempo dentro da caixa, até que alguém a abra, ou seja, as duas realidades coexistem. Sim, é meio louco, mas o filme aborda de forma "simples" essa teoria em seu roteiro, mas deixando a cargo do público desvendar e entender melhor a narrativa.

Durante o filme, também são contados alguns detalhes da vida e dos conflitos entre os personagens, enriquecendo um pouco a história e auxiliando o telespectador a entender mais completamente as relações entre eles e os acontecimentos do filme, apresentando um desfecho muito interessante e surpreendente.

O filme foi muito bem falado durante o ano de seu lançamento, tachado como um dos melhores filmes de Sci-Fi dos últimos anos e sendo muito apreciado pelo público. Algumas avaliações:

Nota Filmow: 4.1/5.0
Nota IMDB: 7.2/10.0
Minha Nota:  9.0/10

Bom, talvez eu tenha supervalorizado um pouco o filme, mas eu realmente gostei e indico para as pessoas que gostam desse gênero e estão um pouco enjoadas dos filmes de temáticas mais atuais. Em quesitos técnicos, na minha opinião, o filme é bem satisfatório, não possuindo fotografia ou trilha sonora surpreendentes, mas não deixa a desejar em nenhum momento.

Muito obrigado por lerem :)

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?