Resenha | Holidays



Olá, pessoas! Estou de volta com mais uma resenha! Neste post irei falar um pouco sobre o filme "Holidays", uma produção bem recente, lançado em abril desse ano e que está disponível na Netflix. Ele se trata de uma antologia, gênero que vem crescendo muito e ganhando um bom destaque ultimamente, sendo composto por várias histórias que representam um feriado específico.

Os 8 contos são voltados para o terror e mostram um lado obscuro de algumas importantes datas festivas do nosso calendário, em ordem cronológica. "Holidays" mostra, em mais ou menos 15 minutos, a subversão dos feriados do Dia dos Namorados, Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Bruxas (Halloween), Natal e Ano Novo.



Comecei a assistir o filme com minha irmã sem ter a menor ideia de que se tratava de uma antologia (coleção de obras curtas), e já no final do primeiro conto ficamos chocadas como tudo foi rápido e brutal. A primeira história é sobre o Dia dos Namorados e mostra uma garota que é apaixonada pelo treinador de salto ornamental, além de ser atormentada intensamente por algumas garotas de sua turma. A forma como é retratada essa "paixonite" da aluna pelo professor é, de alguma forma, um pouco cômica pelos efeitos que usam para expressar isso. O final do conto é bem tenso e legal, mistura vingança e amor doentio. 

O conto seguinte é sobre o  Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), um feriado que não é tão festejado mas que por ter uma base história bem construída, foi adicionado nesse filme. A história se trata de uma professora que deseja muito que uma de suas pequenas alunas deixe de ser tão séria e passe a sorrir. É muito confuso como e porquê tudo acontece, só consigo explicar que envolve uma gravidez nada comum e o fim é mais estranho que o começo.




Chegamos no feriado da Páscoa, para mim um dos mais perturbadores de todos os contos. Ele começa com uma garotinha questionando a mãe sobre a origem da páscoa e seu significado. A história possui muito suspense e talvez seja meio pesada para algumas pessoas. Vemos a figura bizarra de uma mistura de coelho da páscoa com Jesus que, além de ser muito esquisita, coloca pintinhos no mundo através do buraco feito pelos pregos na palma da mão.




O Dia das Mães é um conto um pouco menos interessante. Como (talvez) era de se esperar, mostra uma mulher que é "amaldiçoada" por engravidar todas as vezes que faz sexo, mesmo quando se previne. Ela é indicada por sua médica a participar de um ritual de fertilidade no meio do deserto, o que não faz o menor sentido e é um pouco sugestivo para os acontecimentos seguintes. No Dia dos Pais a história é bem diferente. Vemos a trajetória de uma jovem em busca de seu pai (que antes acreditava estar morto). Ela segue o caminho indicado por ele mesmo e gravado durante um passeio de praia entre os dois, quando a mulher ainda era criança e estava do seu lado. Não é muito fácil de explicar, mas o achei o conto genial, menos o final que deixou a desejar.

Para quem esperava algo bem assustador e tenebroso no conto do Dia das Bruxas, me decepcionei um pouco, mas não completamente. Se trata de uma vingança muito sangrenta de 3 mulheres que trabalham com serviços sexuais através da webcam e possui um cafetão explorador e muito rude. As únicas ligações com o feriado são os doces, uma fantasia e a breve menção às "bruxas".

Chegando nas festividades de final de ano, temos o Natal, em que um pai chega atrasado em uma loja e acaba perdendo o último óculos de realidade virtual disponível para presentear seu filho, o que o leva a fazer algo bem contraditório ao "espírito natalino". O conto é repleto de cenas cômicas e revelações perturbadoras, não muito diferente do Ano Novo por envolver um psicopata que procura encontros em sites para comemorar o Halloween e tal encontro possui uma revira-volta bem inesperada e satisfatória, pessoalmente gostei bastante.

No geral, "Holidays" é uma boa antologia, mas não chega a ser tão interessante como alguns conjuntos de terror já existentes. É bem perturbador no começo, mas depois se torna algo tão sem noção e perde a essência do que era pra ser mais importante, os feriados. O filme é ótimo para ver com os amigos em algum desses feriados ou até mesmo em dias avulsos, mesmo sendo de terror, resulta em várias risadas e expressões de nojo.



Espero que tenham gostado! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?