Rumo ao Oscar | O Quarto de Jack

Olá, pessoas! Entramos no mês de fevereiro a alguns dias e com isso chega o tão esperado mês da premiação mais esperada no mundo cinematográfico, o Academy Awards, mais conhecido como Oscar! Para esquentar vocês até o grande dia, que tal conferir as resenhas dos filmes indicados à categoria de Melhor Filme? A primeira resenha desse especial, que irei chamar de Rumo ao Oscar, será do filme O Quarto de Jack (Room), escrita pelo meu amigo e colaborador Emanuel. Espero que gostem!
---

Você se lembra de quando conheceu o mundo? Da sua infância e de como foi aprendendo sobre tudo, um pouco de cada vez? O Quarto de Jack (Room) traz um pouco dessa experiência para quem o assiste. O filme conta a história de Ma (Brie Larson) e Jack (Jacob Tremblay) presos em um quarto no quintal de um homem que sequestrou Ma durante sua adolescência e, desde então, a mantem presa com o intuito de abusá-la sexualmente.


O filme não detalhada muito sobre a vida ou costumes desse homem, chamado de Velho Nick (Sean Bridgers), deixando em aberto os motivos do sequestro. Após diversos abusos, Ma fica grávida e dá a luz a seu filho Jack, que cresce no quarto acreditando que tudo fora dele não é real, apenas invenções da televisão. Quando decidi assistir ao filme, eu esperava algo com teor de suspense (mesmo estando ciente que era um drama), daqueles em que a prisioneira tenta fugir a todo o momento, é espancada, abusada, e no final volta pro seu lugar de cárcere e, no fim do filme, de alguma forma, ela consegue matar o sequestrador e fugir, vivendo feliz no mundo real. Bom, se você espera um filme desse jeito, não é O Quarto de Jack que você deve assistir.

"Nós todos ajudamos uns aos outros a permanecer forte. Ninguém é forte sozinho."
Porém, se você procura um drama que te faça sentir na pele o que os personagens estão passando, ai sim você deve assistir esse filme. Durante algumas cenas, Jack faz algumas divagações sobre certas situações e seu ponto de vista sobre elas que, na voz de Jacob, emocionam qualquer um, e o motivo é simples, não somos mais crianças, mas continuamos sentindo as mesmas coisas que Jack sente durante o filme: a contradição entre o medo do desconhecido e a curiosidade em conhecê-lo.

O filme ensina várias lições, desde quão grande é o amor de uma mãe até o quão inocente pode ser uma criança. A história é comovente e emocionante, Jacob Tremblay atua de forma extraordinária para uma criança da idade dele, conseguindo passar cada sentimento para o público. Brie Larson também não fica atrás, extremamente premiada durante a temporada desse ano, a atriz mostra uma imersão fantástica na história do filme, por alguns instantes é possível esquecer que é apenas uma atuação. Enfim, eu indico filme a todos que conheço, e não paro de falar até que assistam pois, até hoje, eu reflito sobre o filme e seus ensinamentos.

Indicações de O Quarto de Jack ao Oscar 2016: 
  • Melhor filme
  • Melhor Diretor (Lenny Abrahamson)
  • Melhor Atriz (Brie Larson)
  • Melhor Roteiro adaptado (Emma Donoghue)
Resenha por: Emanuel Henrique

1 comentários:

Clayci disse...

Apesar do tema ser forte e causar repulsa eu fiquei com vontade de assistir

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?