A "Lua Azul" não é azul



Olá, pessoas! Nesta semana uma de minhas redes sociais foi bombardeada com notícias sobre o acontecimento do fenômeno "Lua Azul" neste último dia de Julho. Junto a essas publicações, estavam destacadas várias imagens de uma Lua azulada (muito exagerada, por acaso). Na maioria dessas notícias, enquanto eu lia, não estava esclarecendo o porquê da menção da cor no nome.

Pois bem, aqui estou eu para lhes informar que o fenômeno "Lua Azul" não deixa a Lua com a cor azul, nem mesmo azulada. Este fenômeno é simplesmente a ocorrência da segunda Lua Cheia em único mês, sendo que isso acontece a cada 2 ou 3 anos.

Pelo que pesquisei através de alguns sites, o nome "Lua Azul" talvez tenha sido dado após a Lua ficar um pouco azulada durante a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia. Devido as cinzas e as partículas de fumaça e poeira, a luz avermelhada do satélite natural foi dispersa, restando apenas os tons de verde e azul. Resumindo, a única Lua azul possível é quando há condições atmosféricas próprias no céu durante sua aparição.

Espero que tenham gostado e me desculpem se estraguei a programação noturna de algum de vocês! Até mais.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?