A Bobina de Tesla e suas músicas


Quem já assistiu o filme "O Aprendiz de Feiticeiro" (The Sorcerer's Apprentice) ficou encantado(a) com a cena na qual o personagem Dave Stutler, interpretado pelo ator Jay Baruchel, utiliza bobinas de Tesla como instrumento musical para impressionar Becky Barnes com a música Secrets da banda OneRepublic.

Para quem não sabe, uma bobina de Tesla é um transformador ressonante, criado por Nikola Tesla (1856-1943) por volta do ano de 1890, que tem a capacidade de gerar tensões muito altas quando submetida a grandes frequências, o que ocasionalmente provoca a criação de um campo elétrico que pode ionizar o ar e com isso formar faíscas elétricas se houver condutores por perto para transportá-las. Ela foi desenvolvida com o principal objetivo de transmitir energia por longas distâncias sem utilizar fios condutores.

Por ser um instrumento físico com muita simplicidade de construção (e gerar faíscas e sons, é claro), muitas pessoas, principalmente as que curtem física, se aventuram e utilizam dessa invenção para reproduzir suas músicas favoritas, temas de filmes, séries ou até de jogos.

Sendo eu uma louca do google, sempre que vejo algo interessante e curioso eu pesquiso para saber mais sobre o assunto. Com essa pesquisa sobre as bobinas de Tesla e relacionando-as com o filme que citei acima, encontrei vários vídeos legais desse fenômeno musical. Veja abaixo meus favoritos, espero que vocês gostem tanto quanto eu:

✩O tema da série Doctor Who ✩
O mais interessante desse vídeo é o homem sendo utilizado como condutor para que as faíscas elétricas "dancem" ao ritmo do som.


✩O tema do filme Star Wars ✩
Como no filme "O Aprendiz de Feiticeiro", é utilizada uma gaiola no meio das bobinas. Particularmente achei que esse tema combinou muito com esse efeito da bobina.



Para continuar a lista, clique em "Mais informações »"


✩O tema da série Game of Thrones ✩



✩O tema do filme Piratas do Caribe ✩

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do post, mesmo não sendo fã.

Cleonildo.

Postar um comentário

O que você achou sobre esse post?